Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

03
Jun16

Sobre o Dia da Criança

No dia anterior ao Dia da Criança, ou seja 31 de Maio, o meu rico filho, no caminho para casa diz-me:

 

- "Mãe, amanhã tens de me levar a jantar fora."

- "Ai TENHO? Então porquê, posso saber?!"

- "Quer dizer, não tens, mas é o dia da criança por isso eu quero ir jantar ao shopping."

- "AH! E o que é que o dia da criança tem a ver com tu quereres ir jantar ao shopping?"

- "Então, se é o dia da criança e eu sou criança tenho o direito de escolher o que quero fazer!"

- "Humm! Pois, mas acho que estás enganado. Amanhã é mesmo o dia da criança, mas das crianças que não têm pais, ou que não podem ir à escola, ou que não têm roupa, ou que não têm comida, nem mesmo uma cama para dormir. Falta-te alguma destas coisas???"

- "Não!"

- "Então não é o teu dia!"

- "Mas eu sou criança!"

- "Certo, e já que não percebes a diferença podes chegar a casa e depois dos TPC's, ir pesquisar o que é de verdade o "Dia da Criança", porque é que foi criado e o que se deve fazer neste dia!"

 

E assim morreu o assunto. Tinha intenção de fazer um trabalho com ele sobre o tema, mas terá de ficar para outra altura. Os TPC's duraram mais tempo do que o esperado e ainda havia testes a preparar. Só quando ele reclamou por ter de estudar é que lhe disse que devia lembrar-se, nesse dia em particular, das crianças que gostariam de estar a estudar mas não podiam.

 

Parece-me, aliás, como já falei sobre outras datas, que estes dias comemorativos estão cada vez mais despidos do seu verdadeiro sentido. Recordo-me, em criança, de fazermos trabalhos nestes dias sobre o verdadeiro significado do dia, agora parece que só se fala em comprar, em ter! 

 

Uma amiga disse que era uma injustiça eu não dar um "miminho" ao meu filho nesse dia especial, e quando lhe disse que lhe dava MIMOS todos os dias, que não preciso de um dia especial para o fazer, também ela referiu o "mimo físico", ou seja, um presente, que as outras crianças também recebem!!! Pois, talvez seja assim, mas eu tenho por princípio não dar nada ao meu filho porque os outros também têm. Quero que aprenda o verdadeiro sentido do ter e especialmente do ser. Se com isso estou a ser injusta com o meu filho, pois seja, mas não vejo as outras crianças mais felizes e bem ajustadas na vida.

 

Cada um é livre de fazer as próprias escolhas e a minha é esta, se os outros não se devem sentir mal pelas escolhas que fazem, porque tentam que eu me sinta mal por fazer o que acho que é certo para nós??!!??

8 comentários

Comentar post