Reunião com os Directores de Turma
Oiço pais queixarem-se que é sempre uma ansiedade a reunião com os Directores de turma dos filhos e penso sempre que alguma coisa está a falhar em mim quando tenho prazer em ir às "ditas" reuniões. É certo, tenho a grande vantagem de ter familiares a trabalhar na escola do meu filho, e por isso estou sempre a par de tudo o que se passa, sendo que raramente sou apanhada desprevenida com alguma novidade. Ainda assim, o que me dá prazer nessas reuniões não é tanto ter boas notícias, mas ver o carinho e cuidado com que o meu filho é tratado.
Desta vez não foi diferente. Só a semana passada pude ir saber o resultado das avaliações intercalares, e sim é um pouco tardio, mas sabia que se houvesse algo de grave já me teria sido comunicado, portanto o intuito da mesma servia mais para perceber, não só a evolução em termos de comportamento, mas como melhorar o que estivesse menos bem.
Tenho a sorte de não haver qualquer questão com a aquisição de novos conhecimentos. Ao contrário do que, normalmente, ocorre com crianças institucionalizadas, o meu filho não tem dificuldades de aprendizagem, pelo contrário, seria o melhor aluno da turma não fossem os outros campos de aprendizagem que o limitam, como a falta de organização e de concentração.
Digo isto não por vaidade (embora tenha) mas porque sei que tenho mesmo muita sorte. Na maioria dos casos que conheço há sempre limitações e problemas mais ou menos complicados no que respeita à aquisição de novos conhecimentos.
Assim, resta-nos trabalhar o restante para que possa ter o sucesso que merece. Vive numa ansiedade enorme em terminar aquilo que considera uma "seca". Qualquer trabalho, ficha ou exercício é pura tortura. Faz as coisas à toa, quer ser sempre o primeiro, acabando por nunca apresentar os resultados esperados e que ele conseguiria apresentar.
O facto de estar sempre ansioso que a aula termine faz com que não preste atenção aos recados, resultando em faltas de material constantes e nunca saber muito bem quais os trabalhos de casa. Deixou-se de conversas paralelas durante as aulas e também não interrompe constantemente com questões alheias à matéria (ponto positivo devidamente elogiado), mas, ao que consta, não é por isso que presta mais atenção. Está sempre a fazer desenhos, recortes e colagens. Acaba por gastar material escolar necessário a outras disciplinas, e por perdê-lo também.
Foi discutido entre os professores o acompanhamento dele pelo psicólogo da escola, mas a maioria votou contra por achar que apesar de pouca evolução ela existiu e, especialmente, porque consideram o tempo de adaptação ainda é muito curto.
Discuti com a professora as regras e todas as técnicas que temos aplicado com ele para tentar melhorar a situação e pedi-lhe sugestões, tendo ela respondido que o principal estávamos a fazer e teríamos apenas de aguardar para dar tempo a que interiorize as coisas,
Confesso que apesar de me tranquilizar um pouco continuo ansiosa. Queria fazer mais do que simplesmente esperar, mas tal como digo tanta vez ao meu filho: "É preciso saber esperar, treinar a paciência, as coisas boas não acontecem de um momento para o outro!"
Acho que está na altura de seguir o meu próprio conselho!!!!!