Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

07
Jan15

PRECONCEITOS!!!!

Tenho lido vários posts sobre o preconceito na adopção e comentários de pais adoptantes que o sentiram na pele. E eu revejo-me nas situações dia após dia.

 

Verdade seja dita que com o tempo os comentários vão diminuindo mas quando, finalmente, relaxo é quando me cai um, novamente, que me balança! Balança no sentido em que me irrita, pela ignorânica e dependendo de quem vem é diferente a minha reacção.

 

Há uns tempos (já largos) numa conversa entre mães falava-se no cansaço, na falta de tempo para nós, nas noites tranquilas sem sobressaltos. Questões que sempre ouvi serem discutidas entre mães, é normal, é natural, acontece, faz parte, não tira pedaço!

Ora, se assim é, porque é que para as mães biológicas a resposta é do tipo:

"Pois é, educar uma criança não é fácil!"

"Ah pois é mãe não tem descanso!"

etc e tal...então porque a mim me respondem com a pergunta!?!?: "Mas estás arrependida??"

 

nervos.jpg

 

AAAAAHHHHHHHHHHHH!!!! Tenho vontade de lhes gritar e insultar. Porque haveria eu de estar arrependida? Porque EU deveria estar mais arrependida que uma mãe biológica? Confesso que a determinada altura me passei um pouco e perguntei em tom irónico: "Porquê tu estás?" achei que o tom era suficinte para lhes cair a ficha...não foi!!! resposta: "ah mas para ti é diferente!" "Ai sim? Porquê? Não foste tu quem decidiu engravidar? Eu escolhi adoptar! Tu quiseste ter um filho? Eu também! Onde está a diferença de escolha?!?".... e assim se calaram as vozes!

 

Não sei se será assim com todos os pais adoptivos mas para mim parece que tenho de estar sempre a justificar-me, a validar o que sinto pelo meu filho, sei que ninguém tem nada com isso e tão pouco me importo com o que os outros pensam, mas de vez em quando sabia bem poder simplesmente falar/desabafar como qualquer outra mãe sem que com isso me fizessem sentir ...desadequada (por falta de uma palavra melhor!!).

6 comentários

Comentar post