O que é importante para ti?
Ontem à noite a hora dos trabalhos de casa foi complicada. Ontem o problema não era a quantidade, nem a dificuldade em saber ou não a matéria.
Tinha de preparar um trabalho oral sobre o tema "Algo que tenha sido importante para ti", podia falar de uma pessoa, um lugar, uma cidade e já estava marcado há umas semanas mas só se dispôs a pensar no assunto no dia antes. Pediu sugestões e "entreguei-lhe" umas quatro ou cinco que detestou. Qualquer coisa que lhe dissesse aumentava a tensão e só me sabia dizer que "NADA era importante para ele". "Talvez jogar computador", mas nem isso era importante o suficiente para falar numa aula. Os colegas "todos" tinham falado de viagens ao estrangeiro e eu ainda não o levei. Quando expressei a minha estranheza por serem tantos a fazer férias fora de Portugal (não está propriamente numa escola de elite!) revirou os olhos e calou-se.
Em determinado momento precisei de uns minutos para me acalmar e poder organizar ideias. Chamei-o para conversarmos com calma, e falei-lhe sobre o que achava que o estava realmente a incomodar e o que achava que o iria ajudar a sentir-se melhor com este trabalho.
Na verdade para crianças com a experiência de vida dele é muito complicado assumirem que algo é importante para eles, dizer que gostaram muito de uma coisa é um risco enorme porque sentem que sempre que o fizeram perderam-na.
Não sabia que mais lhe dizer a não ser que compreendia o que sentia e que também gostaria de alterar o passado mas não sendo possível só posso tentar fazer melhor no presente e esperar (é tão difícil esperar para um adulto, para uma criança parece impossível!).
Este não era certamente o melhor trabalho para lhe pedir, mas alterar o programa por uma criança parece mais difícil.