Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

18
Nov14

O álbum de apresentação

Na reunião de apresentação do processo do nosso filho (antes de o conhecermos) foi-nos solicitado que entregássemos um "álbum de família" para ele. É uma forma de fazer a primeira abordagem à criança sobre a família e a casa onde vai morar.

 

Confesso que inicialmente nem sabia por onde começar, felizmente a nossa equipa da Segurança Social (SS), mais uma vez veio em nosso socorro e deu-nos excelentes dicas. Pelo que me foi dado a entender não é sempre assim, mesmo as crianças fazem apresentações diferentes de lugar para lugar. O meu filho, por exemplo, fez um álbum com fotos em diversos momentos do quotidiano dele com textos sobre coisas que gostava e outras que não gostava. Certo é que algumas crianças escrevem apenas uma espécie de carta de apresentação para os novos pais.

 

Há uns dias uma pessoa amiga pediu ajuda para o "álbum de família" uma vez que não tinha quaisquer indicações sobre o que fazer, a ela pude enviar o nosso, aqui vou deixar as dicas que nos deram.

 

A primeira coisa que nos disseram era que seria bom que o álbum fosse em tamanho A5 pois é mais "portátil", muitas das crianças mais velhas levam-no para todo o lado e quanto mais pequeno mais fácil de manusear é.

 

Como capa a foto da família completa, para nós éramos só dois, mas se houver outras crianças/irmãos e/ou animais de estimação devem ser incluídos.

 

Depois vêm as fotos individuais com o nome próprio a identificar (coloquei mãe X e pai Y) cada um dos membros da família. De seguida, coloquei fotos de cada uma das divisões (sugeriram que pelo menos um dos membros da família estivesse presente na imagem para não parecer fotos de imobiliária) legendei com actividades que realizamos em cada uma delas.

 

Por fim vinham as fotos do quarto dele, com referência especial para alguns cantos que achámos que ele iria gostar mais. Nessas fotos deve aparecer uma foto dele ou uma placa com o nome dele para que sinta o espaço como seu (também foi sugestão da equipa).

 

Nas ultimas páginas, coloquei as fotos e nome (avô X, tia Z, prima Y) da família alargada mas só levei quando o fomos conhecer. Sugeriram que não enviássemos antes para não baralhar a cabecinha!!!  

 

Tudo fiz baseado nas sugestões da nossa equipa da SS, outras poderão fazer diferente. O nosso filho, soube depois, que assim que recebeu o álbum, levou para a escola e andou a mostrar a todos os colegas e funcionários. Mais uma prova do quanto, este pequeno gesto, é importante para eles!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.