Nova fase
É verdade, entrámos numa nova fase. Até podia ser boa, mas não é!!!
O nosso rapaz sente-se, finalmente, seguro em casa. É bom, não é?? Seria de estarmos muito felizes por isso, não acham??? É, mas não estamos!! Quer dizer, por ele se sentir seguro, lógico que sim, com as escolhas que faz, por isso, é que nem tanto!!!
Segunda-feira fui convocada para uma reunião com a Directora de Turma (nunca é bom sinal!!!) e claro que eu já sabia que me ia dizer que é muito despistado, que toma pouca atenção nas aulas, que faz os trabalhos todos a correr, que tem um potencial extraordinário mas por preguiça ou desinteresse não alcança os resultados que podia...e outras que ouvi todo o ano passado (é a mesma DT por isso era fácil de adivinhar!). Ora, o que eu não esperava é que me dissesse que tem sido apanhado a mentir numa base quase diária!!!!
É verdade que em casa já nos tínhamos apercebido, mas em pequenas coisas em que é logo apanhado e que só servem para ouvir sermão!! Do tipo: "X, já fizeste a tua cama??" "Já, mãe." (claro que não espera que eu suba as escadas para verificar!!) "Mexe-te imediatamente a fazer a cama e direitinha ou desmancho para voltares a fazer!!!" e lá vai ele a martelar os pés e faz!!! Confesso que os únicos castigos era ter de fazer as coisas duas vezes mais do que se não mentisse (um dos dias teve de fazer a minha cama comigo!!!).
Agora quando as mentiras chegam à escola e servem para escapar de estudar e trabalhar, entre outras coisas... aí!!!!!!! Escusado será dizer que fiquei "verde, vermelha e roxa" tudo ao mesmo tempo. Depois de conversar com o pai decidimos que estava na hora de agir e com firmeza, por isso foi o pai que ditou o castigo (é sempre ele o "bonzinho" que faz as vontades!). Resultado: dois meses sem TV, computador ou bicicleta (que ele usa como desculpa para ir ter com o coleguinha e ficar num canto a jogar no telemóvel desse amigo!).
Ontem veio com a conversa que nem se importava, afinal "eram só dois meses!!" ao que lhe respondi que os dois meses são a segunda oportunidade que tem, se não começar a fazer melhores escolhas vai passar o resto do ano assim!!! Encolheu os ombros e respondeu: "Há coisas piores!"
Espero que o tempo lhe mude este linha de pensamento (apesar de realista!!) porque já não sei muito bem que maior castigo posso aplicar!!!