Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

10
Dez14

Lições de vida

Ando sempre à procura de formulas diferentes de explicar/ensinar ao meu filho factos da vida, aquelas lições e valores que quero incutir-lhe desde pequenos e há uns dias encontrei as Lições de vida de um céu estrelado no blog kinetickids. Traduzi apenas as "5 coisas a saber sobre as estrelas...e a vida" (ver o original aqui):

estrelas.jpg

 

1. Como encontrar a Estrela do Norte

A Estrela do Norte é uma âncora no céu estrelado. Os navegadores usam a Estrela do Norte há milénios para encontrar o seu caminho de volta a casa. Diga aos seus filhos que eles podem sempre voltar para casa. Fora de casa, o mundo pode estar cheio de turbulências. Mas, na sua família, haverá sempre um lugar de amor e apoio. Você vai ser a sua âncora.

 

2. As histórias das constelações

Quando você contar as histórias das constelações, você está a compartilhar a sabedoria dos tempos. Os seus filhos podem não querer uma palestra sobre bondade, mas podem entender a mensagem através da história de Ares, o carneiro mágico cujo sacrifício por duas crianças fez com que os deuses o imortalizassem nas estrelas. 

 

3. O brilho das estrelas demora a chegar

A estrela mais próxima da Terra é Proxima Centauri. A 4,2 anos-luz de distância, a sua luz demora um pouco mais de quatro anos a chegar à Terra. A estrela mais distante, que pode ser vista a olho nu, é Deneb. Embora a distância não seja conhecida com precisão, a sua luz demora cerca de 3.000 anos-luz a brilhar no céu à noite. Ensine os seus filhos que o universo tem muita coisa reservada para eles, mas há algumas sobre as quais terá de esperar para as conseguir. As consequências positivas das acções que tomamos agora nem sempre são recebidas no imediato.

 

4. Quanto mais escura é a noite, mais estrelas se vêem

Para ver as melhores estrelas, é preciso ficar longe da poluição luminosa das cidades. Elas estão lá, mesmo que você nem sempre as veja. Ensine os seus filhos que por vezes os maus momentos são necessários para podermos dar maior valor aos bons. E que quando as coisas estão difíceis, as "estrelas" presentes na vida deles vão lá estar sempre para os ajudar a ver a "luz".

 

5. A enormidade do universo

É difícil entendermos os limites ou até o alcance do universo. Os cientistas continuam a ir mais além, aumentando os limites do espaço conhecido. Às vezes ficamos presos nos pequenos detalhes da vida, e as circunstâncias pode parecer impossíveis de ultrapassar. Recorde os seus filhos de que o universo está cheio de território inexplorado e de surpresas inesperadas. A vida, como o universo, está cheia de possibilidades infinitas.