Frases que não devo usar
Ontem mais um jantar a dois, desta vez com direito a "sermão". Apesar do "castigo" em vigor o rapaz não consegue lembrar-se de um recado que seja... nem a promessa de pizza para o jantar ajudou a estimular a memória!!
Resultado, não houve pizza, mas houve sermão. Durante a conversa disse-lhe que a continuar assim "ia acabar por perder tudo o que gosta!". Como é lógico referia-me aos brinquedos, jogos e guloseimas que recebe como "privilégios" adquiridos pelo bom comportamento.
Pois, mas para uma criança que já perdeu tudo mesmo o significado desta frase é muito mais pesado. Escusado será dizer que deu em gritaria e acusações violentas contra a mãe!!! Ainda que tenha ficado irritada pela reacção, (afinal eu é que tinha de estar zangada com o comportamento dele) consegui manter a calma e falar com naturalidade e tenta-lo ver que ele é que tinha errado e por isso sofria as consequências.
Só na hora do deitar é que me "caiu a ficha" e percebi o que sentiu. Acabámos abraçados a chorar e comigo a reforçar a ideia que, aconteça o que acontecer, o amor do pai e da mãe não entra na equação, esse estará para sempre garantido!!!
Para quem nunca viveu o abandono essa garantia está cimentada mas para ele, ainda que lhe repita isso todos os dias, não é assim tão simples!!
Mais uma lição para a mãe!!!