Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

22
Abr16

Frases positivas

Hoje a viagem matinal deu origem, novamente, a uma daquelas conversas de mãe. Apesar de não ter corrido mal (não houve gritaria), vim para casa a pensar no que, realmente, tinha entrado... até que ponto tinha sido eficaz a passar a mensagem que pretendia. Depois recordei algo que aprendi no curso de formação de formadores...

 

Parece que o nosso cérebro não regista a negativa, ou melhor, frases na negativa. Por exemplo, se eu disser: "Não penses num elefante azul!"... em que é que estão a pensar neste preciso momento, ou qual foi a primeira imagem que vos veio à cabeça ao ler a frase?... um elefante azul - porque, na verdade, o nosso cérebro não consegue registar o não!!!! Engraçado não é??

 

Pois, os defensores da parentalidade positiva reforçam também esta ideia, acrescentando que há palavras que devemos evitar. Por exemplo: Se dissermos, "Não deves mentir" - como o cérebro não regista o não, ficasse apenas com a mensagem "deves mentir"; Se, em contrapartida, tirarmos a negativa e a transformarmos em positiva, "É errado mentir" - a mensagem é registada mas o ênfase continua na "mentira", chamando a atenção para este acto; por outro lado, se usarmos a positiva com palavras positivas como "Deves dizer sempre a verdade", além da mensagem ficar registada damos ênfase ao que se pretende que é a "verdade".

 

Ora isto é tudo muito interessante, mas eu preferia ter-me lembrado disso antes de ter falado com o rapaz, e gostava ainda mais se conseguisse, pelo menos, no futuro aplicar esta fórmula sempre... lamentavelmente, o meu cérebro também é um bocadinho lento e só se lembra destas coisas mais tarde!!! 

 

De qualquer forma, quero muito testar esta teoria já que as outras não estão a funcionar!!!