Férias com actividades domésticas
Começámos a semana de férias de forma interessantes!
Ontem, quando me levantei, já o pequeno estava no sofá a ver bonecos (levanta-se mais cedo do que em tempo de aulas, como é típico). Como lhe tinha dito que se tivesse fome era só ir à cozinha (nos primeiros tempos ficava sempre à nossa espera, só comia se lhe déssemos), pois ele optou pelo armário das bolachas e escolheu, claro, as de chocolate. Quando entrei na sala estava tudo cheio de migalhas... até aí nada de mais, de vez em quando acontece, o pior foi dizer que EU tinha de limpar, porque eu é que sou a mãe!!!!! Pois, isso aqui à JE não cai nada bem mesmo, por isso, depois do pequeno almoço a sério, foi lavar, vestir e começar a arrumar e limpar! Além de arrumar o quarto dele teve de aspirar a sala e limpar o pó enquanto eu tratava da cozinha!!! E não é que andava todo feliz e satisfeito!?!? Foi regar as plantas interiores, e depois de almoço limpou loiça e pôs a loiça suja na máquina!
Hoje, e porque, quando é chamado à atenção por andar a esfregar-se no chão com roupa lavada na hora de sair, responde que não faz mal porque a mãe lava, foi ele pôr a roupa a lavar com a mãe!! No final esteve a estender, o que era de estender e a colocar a secar o que vai para a máquina de secar! Também dobra a roupa interior, quer dele quer dos pais. Pode parecer castigo mas ele fica feliz com estes momentos. Sente-se útil e parte da família. Além de que é extremamente didáctico.
Devia incluir estas tarefas ou algumas delas, nas suas obrigações, mas não faço. Estas situações servem, não só para o educar no sentido de que a casa é de todos e todos temos de cuidar, mas também vai aprendendo a criar independência. Tal como o pai, quero que o meu filho saiba fazer um pouco de tudo em casa para nunca depender de outros. Seja a cozinhar (que já ajuda, é quem prepara a salada na maioria dos dias), a limpar e arrumar, e a cuidar da roupa dele.
Se faz perfeito, não faz, mas não me preocupa, são momentos de actividade em família que muitas vezes levam à brincadeira, ao mesmo tempo que o educa para o respeito pelo espaço que partilha com os outros, e pelos outros!