Feminismo, o que é?
Segundo o dicionário, Feminismo é uma doutrina social favorável à condição da mulher, a quem reconhece capacidade e direitos reservados, tradicionalmente, aos homens.
Confesso que acho esta definição, à primeira vista, um pouco redutora. Daí também, durante anos, me ter sentido ofendida quando me chamavam feminista, ou com manias feministas (seja lá o que isso for).
Para mim esta definição, apesar do - tradicionalmente -, dá a impressão que ao defendermos os direitos iguais, estamos a tirar algo à classe masculina. É verdade que muitos sentem isso mesmo, particularmente no mercado de trabalho...e em casa também! Agora o que não entendo é porque se sentirão ameaçados se estão a competir em pé de igualdade (já que é disso que se trata - ser tratado e avaliado de igual forma). Porque será que ainda existem homens que se sentem ameaçados por uma mulher exigir ser avaliada pelos mesmos parâmetros que um homem? Terão receio de não estar à altura? Pois bem, o meu conselho é que então batalhem!!!!
Na minha perspectiva parece-me ridículo continuarmos a ter profissões para homens e profissões para mulheres. Não é porque que tenho a resistência de uma pluma que as outras mulheres também vão ter, não é porque um homem está bem "tonificado" que todos estão. Já vi tanta mulher lidar com crianças e idosos como se fossem sacos de batata e homens a cuidar dessas mesmas crianças e idosos com a paciência e carinho que é necessário.
Para mim, Feminismo é: dar a cada pessoa o direito de fazer as próprias escolhas, de escolher o caminho que mais o/a preenche enquanto individuo, não é tirar é dar, dar espaço a que também os homens sejam livres dos preconceitos que os encerram em vidas pequenas e mesquinhas.
Feminismo é defender a individualidade de cada pessoa.