E volta a discussão da "praxe"
Aluna da Universidade do Algarve
Ofende-me, profundamente, insistirem em chamar isto de PRAXE! Isto NÃO é PRAXE!!! Isto é AGRESSÃO!!!
Inicia-se um novo ano lectivo nas nossas universidades e institutos e a discussão recomeça. Uma vez mais, um grupo de vândalos agride e age de forma violenta contra outra/outras pessoas e chamam-lhe praxe como se isso fosse alguma desculpa.
Permitam-me discordar e, ao mesmo tempo, repetir-me: Isto NÃO é PRAXE!!!
Eu praxei muito e fui muito praxada e ADOREI!!! Fiz serenatas, lavei loiça, despejei o lixo dos meus "superiores" e em troca, fizeram-me o jantar, fizeram-me visitas "guiadas" pela cidade, apresentaram-me a dezenas de pessoas (algumas das quais vieram a ser grandes amigos que mantenho até hoje - 20 anos depois), acompanharam-me e apoiaram-me. Se fiz algumas figuras "tristes" pelas ruas da cidade??? Talvez, mas para mim foram muito alegres e divertidas.
Quando chegou a minha vez, passei o testemunho, fazendo aos "caloiros" com quem me cruzei, o mesmo que fizeram por mim, e ainda hoje sou amiga de alguns!!!
Para os que não sabem, a definição de praxe (académica): costumes e convenções baseados numa relação hierárquica e usados por estudantes mais velhos de uma instituição do ensino superior, de forma a permitir a integração dos mais novos no meio académico. (fonte: infopédia)