E já está! #5 - Proc. Adopção em progresso
E cá estou eu, uma vez mais, para dar conta de mais um passo em frente em todo este processo.
Passámos a última fase da avaliação de candidatura à adopção - visita ao domicilio - se foi com nota positiva ou não, não sabemos, mas aparentemente sim!!!
Ao contrário do que ouvia dizer, esta visita trata-se menos da casa e mais da forma como vivemos, ou seja, como nos comportamos no nosso ambiente, quais as condições de higiene/arrumação que consideramos essenciais para receber visitas, se o espaço físico da casa tem lugar definido para os novos membros da família.
Conversaram um pouco com o rapazote, para saber como ele estava e o que sentia neste processo. Falámos um pouco sobre o que desejávamos e quais as expectativas reais (falo depois sobre essa conversa!) e eu propus verem a casa.
Como já conheciam a casa, desta vez, pediram apenas para ver o quarto dos "piquenos" (no caso dela, futuro quarto!). Como estamos ainda a estudar a melhor decoração do quarto do rapaz, a única coisa que viram é que efectivamente tem quarto para ele e para ela, e têm uma cama para dormir... como disse uma das AS: "É tudo o que uma criança precisa!". Claro que serão decorados e o dele já tem brinquedos, o dela, embora guardados também tem as bonecas que herda da mãe, tudo o resto será feito a seu tempo, quando ela chegar.
Havia quem dissesse que tínhamos de ter o quarto completamente composto, os roupeiros com roupa e, sendo bebé, deveríamos já ter cadeirinhas, carrinhos, muda fraldas, biberões, etc etc... é tudo falso!! É verdade que podemos ter tudo isso, mas preciso só é quando a criança chegar a casa, e para isso serve o tempo entre proporem a criança e irmos conhecê-la!!! Ao meu filho só comprei alguma coisa depois de o conhecer, desde roupas a brinquedos... tudo veio a seu tempo... a única coisa que fiz questão de ter (e porque me foi oferecido, se não, não sei se me teria lembrado!!) foi o banco para o carro pois não sabia a altura dele.
Como disse a AS, "Seria uma tortura muito injusta ter um quarto preparado para uma criança quando não sabemos quando poderá chegar", por isso desengane-se quem achava que já tinha de ter tudo pensado e preparado para esta visita... o importante é mostrar como vivem, e que haja um lugar para a criança, mais nada!!!
Agora é esperar pelo certificado que nos habilita para a adopção (é mais ou menos como ir ao médico e confirmar que estamos, de facto, "grávidos"!!)