Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

30
Jun15

Distribuir o tempo

 

Acredito muito na ideia "criança não precisa de muita atenção, precisa da atenção certa". Uma pessoa amiga da família, com uma longa experiência de vida disse-me isto em conversa há muitos anos, antes mesmo de eu pensar em ser mãe, e recordei-o quando ouvi-a duas mães a discutir o tempo que passam com os filhos.

 

Uma defendia que gostaria de ser "dona-de-casa" e que a filha não tivesse de ir para a escola para poder passar o tempo todo com ela, a outra, ainda que de forma subtil, dizia que era pena que a escola fechasse à noite e ao fim-de-semana!!!

 

Nem tanto ao mar nem tanto à terra, senhoras!!! ...Foi o que me apeteceu dizer!!!

 

Confesso que a primeira vez que fiquei doente, senti-me muito mal por não estar em condições para passear com o "piqueno" que acabei por ceder e, apesar dos quase 40º de febre ir fazer um jogo qualquer com ele (já nem lembro qual!!). Ainda assim fez birra, reclamou, amuou e barafustou porque queria "mais atenção"!! Foi quando percebi que não lhe estava a ensinar nada positivo com a minha atitude. Acabei por ter uma conversinha com ele e cuidar de mim!

 

Desde então que se separam os tempos lá em casa. Tempo de escola/trabalho é tempo de escola/trabalho, a hora da refeição é para aproveitar e conversar, as viagens entre o lá e o cá também, a hora de brincar é hora de brincar, e quando é hora do pai e da mãe descansarem também tem de respeitar!!!

 

O fim de semana passado consegui dormir 5 minutos no sofá à tarde com ele aninhado em mim a ver bonecos e depois, ainda manteve, mais 20 minutos de semi-silêncio para o pai descansar!!!! Foi uma vitória gigantesca... nunca tinha estado tanto tempo sossegado.... parece estranho, mas é verdade, com 10 anos e ainda não sabe estar sossegado!! Lamentavelmente, ninguém lhe tinha ensinado, por isso, agora, tem de ser aos poucos.

 

No ATL notaram a diferença de um ano para o outro, quem sabe no próximo ano lectivo também se notem diferenças!! 

 

 A esperança é sempre a última a morrer.