desafios da vida
Há uma ideia errada no nosso país que todas, ou pelo menos a maioria, das crianças/jovens em instituições, estão lá há anos, que cresceram sem contacto com a família biológica. Na maioria dos casos não é nada assim.
Os meus filhos em conjunto tinham 20 anos de vida vividos quando chegaram a casa, contudo, em conjunto, não passaram mais de 5 anos de vida em instituições.
Querer que todo essa outra vida simplesmente desapareça, que não tenha peso, ou valor é completamente, impossível e até irresponsavel da parte dos adultos que as rodeiam. Contudo, respeitar a sua história, ou seu passado, não é o mesmo que ceder a todos os caprichos e vontades.
Há muito aprendi que a "rigidez" das regras são essenciais nos primeiros meses em conjunto, da mesma forma que, para um recem nascido, é fundamental respeitar os horários rigidos de alimentação e de sono!!
Dizer que os últimos meses foram desafiantes... não chega sequer proximo da realidade... têm sido desafiantes sim, extenuantes, exasperantes, em parte desmoralizantes e imensamente cansativos... e ainda está tudo no inicio!!!! Agora, se pensam que os trocava por outra vida qualquer... nem pensar!!!! Os meus filhos são MEUS e não os troco por nada deste mundo... mas que às vezes dá vontade de os "pendurar de cabeça para baixo até lhes chegar o juízo"!!! ah isso sim!!! :)
Tenho tanto para contar, tanto que gostaría de partilhar, mas terá de ficar para mais tarde... agora estou exausta!!!