Balanço das festas! #1
Dia 24 de Dezembro amanheceu cedo cá em casa, havia no ar uma sensação diferente, a expectativa era palpável e o nosso "piqueno" não resistiu a saltar para a cama dos pais para que lhe dessem os parabéns! Era o seu primeiro aniversário em casa!... Diga-se que não tem por hábito vir ao quarto dos pais ou tão pouco subir-lhes para a cama, mas este era um dia especial e o desejo de um carinho extra superou o acanhamento habitual. Aguentou meia hora embrulhado na mãe sem acordar o pai, mas ao primeiro movimento dele saltou-lhe em cima perguntando se este sabia que dia era!!!
Após cinco minutos de lutas, mimos e brincadeiras correu escadas abaixo em busca dos seus presentes, e a desilusão de ouvir dizer que os embrulhos que estavam debaixo da arvore de Natal não eram para ele, mas pequenas lembranças para a família, só foi suplantada pela ânsia de desembrulhar o caixote gigante que estava em cima da cama dos pais quando por lá regressou!
A ansiedade e a falta de uma noite bem dormida levou a melhor dele e, depois do primeiro minuto de alegria com o brinquedo novo, começou tudo a "descambar" foi amuos, gritaria, faltas de respeito e desobediência gratuita o resto do dia... houve um momento que desesperei e tive de me retirar para não descarregar nele a angustia que eu própria sentia.
Ao final da tarde rumámos em direcção a casa dos avós para o lanche de anos e a noite de consoada com a família (por questões logísticas havíamos marcado a festa de aniversário para o sábado seguinte, com a presença de todos os avós, tios, primos e mais uns quantos!!!)
Digamos que apenas melhorou um pouco a gritaria e as faltas de respeito... continuava a desobedecer só para contrariar e a amuar por tudo e por nada! Houve também alegria por cada brinquedo novo, por cada mimo extra! O menino Jesus foi generoso e até o Pai Natal lhe deixou uma prendinha no sapatinho quando chegou a casa.
Fosse o avançado da hora, o cansaço do dia, a noite mal dormida ou simplesmente a paz e tranquilidade que um dia "feliz" lhe trouxe a verdade é que nem cinco minutos foram necessários para adormecer profundamente. E eis então que chega a manhã de dia 25....(ver "cenas dos próximos episódios)