Altruísmo em excesso
Devo dizer, antes de mais, que tenho uma família maravilhosa. E não o digo porque fica bem dizer, apenas constato uma realidade. Somos todos um pouco loucos, intrometidos (metediços, mesmo), unidos, companheiros, desbocados, incapazes de guardar segredos, defensores acérrimos dos nossos... enfim, acho que dá para ter uma ideia!
Tudo isto começou com os meus pais que, com todas as qualidades e defeitos, nos transformaram no que somos hoje. Entre essas qualidades e defeitos está incluída aquela que muitos consideram a "mãe" das qualidades, o altruísmo!... e é mesmo muito bonito, mas quando é elevada ao excesso vira defeito e os meus pais são peritos nisso, pegar numa qualidade e transforma-la em defeito.
Durante muitos anos todos os sacrifícios que fizeram eram justificados com a vontade de dar uma vida melhor às três filhas. Ora, depois do objectivo alcançado era de supor que reduzissem a dedicação... mas não é assim (o que em parte compreendo, mas não aceito)! A minha mãe, com os mil problemas de saúde que tem, continua a dar prioridade a cuidar dos outros. A última "loucura" foi achar que não devia gastar dinheiro (dela) a cuidar de um problema de saúde (dela) porque depois não teria nada para deixar às filhas!! Claro que não expos a questão desta maneira, mas felizmente, nenhuma das três filhas é idiota e todas a conhecemos muito bem.
Assim, cerrámos fileiras e tratámos de marcar as consultas no sector privado, e agendar os tratamentos necessários e arrasta-la até lá para resolver o problema. Sexta-feira passada levei-a para o primeiro tratamento e ainda saiu de lá a achar que era errado gastar tanto dinheiro com ela, que devia ter esperado para ser chamada pelo hospital público.
Sei que este é o mal de muitas mães e pais por aí, lutam uma vida inteira para criar os filhos e amealhar algum para dias piores e quando chega o momento em que precisam não são capazes de usufruir do que ganharam. Por isso aqui fica o recado que dei à minha mãe... "Não só podes como deves gastar este dinheiro contigo mesma, neste momento podes, amanhã se for preciso cá estaremos para resolver. Antes perderes o dinheiro do que a visão, do teu dinheiro nós não precisamos, mas do teu olhar sim!!"
Educamos pelo exemplo que damos e se queremos que os nossos filhos se cuidem, então temos de nos cuidar!!!