Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

UMA MÃE DE CORAÇÃO... e algo mais

Este blog, mais do que "mãe de coração" tem "fragmentos de uma vida comum". Uni os dois blogs e, aqui, falo de adopção em geral, da nossa experiência e de outros pedaços da minha vida.

29
Set15

Adoptar é um acto de coragem???

 

A sério?!?

 

Porque será que sempre que comento que o meu filho é adoptado e que chegou a casa com 9 anos, o comentário que mais oiço é "A sério? Ai, admiro a tua coragem!!"... se no início me limitava a encolher os ombros e a oferecer um sorriso amarelo, agora não me basta!

Irrita-me de tal maneira que tenho vontade de insultar as pessoas...e o pior é que a culpa nem é delas, comentam com a melhor das intenções, achando que estão a fazer um elogio... mas eu é que já não suporto a ignorância...

 

Afinal, será que é preciso mais coragem para adoptar uma criança do que para gerar e trazer ao mundo?? Porquê? Algo que nunca quis foi passar por uma gravidez e parto, achei que o desejava e sofri por não o conseguir, mais pelas circunstâncias do que pelo facto de não engravidar mesmo. Durante anos, travei uma batalha enorme para conseguir conciliar a ideia de ser mãe e ter de engravidar. Depois tive de "fingir" uma certa tristeza quando fui submetida à histerectomia, tudo porque quando afirmava que não havia problema algum, havia outras formas de ser mãe, todos me lançavam um olhar de pena, ao ponto de ser eu a consola-las. E sim, eu sei que é o grande sonho da maioria das mulheres, que para muitas é uma época muito especial, mas eu nunca pensei assim!! Lamento se choco alguém com isso, mas é a mais pura verdade! Não senti qualquer diferença entre ter ou não ter útero, a não ser na saúde em geral, mas enquanto mulher nada mudou!! Talvez me sentisse mais mulher, mais livre!! E não é assim para todas as mulheres? Não, feliz ou infelizmente, não! Cada um é como cada qual (ou lá como se diz)!!

 

Agora, é preciso coragem para se ser mãe/pai? Ah isso sim, acho que sim!!! A vida muda radicalmente, e não é só as rotinas que mudam, é o nosso coração, a nossa "cabeça". É preciso estar bem preparado, ou bem consciente da decisão que se toma. Se todas as pessoas tivessem de fazer testes de "admissão" ao "clube dos pais", não sei se haveria tantos!!!

 

Enfim, em jeito de conclusão:

é preciso coragem para adoptar mas não para procriar?

alguém sabe como os seus filhos biológicos serão no futuro antes de o viverem? (como me dizem: "mas já pensaste que ele se pode virar contra ti mais tarde?" - conheço tantos filhos biológicos que o fizeram!!!!)

...

já me colocaram umas outras tantas questões completamente ridículas que neste momento nem me consigo lembrar porque realmente me irrita, mas acho que dá para ter uma ideia!!!

 

Para adoptar é preciso tanta coragem como para gerar um filho, para o fazer é apenas preciso querer uma família, e se adoptar uma criança mais crescida pode parecer mais complicado pela história que trazem, devo dizer que com um ou dois anos também trazem "bagagem" e muito menos compreensão do que significa ter uma família.

 

Não trocaria a minha experiência por nada, tenho muito orgulho de ser mãe do meu filho!!

 

6 comentários

Comentar post